quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dica de Filme: Flor do Deserto

http://cinemacomrapadura.com.br/criticas/164480/flor-do-deserto/

Esses dias, recebi esta dica maravilhosa de um amigo, sobre este filme. Só digo uma coisa: MUITO BOM!!! Peço que leiam a resenha abaixo:
Waris chocou o mundo em 1997, quando deu uma entrevista à Marie Claire americana e abriu sua dramática história pessoal. Na época, estava no auge da carreira e via sua história ser repetida à exaustão na mídia, que não cansava falar sobre como uma garota nômade nascida no coração da Somália e que crescera entre camelos tinha se tornado uma das modelos mais requisitadas da indústria da moda. Revelou, na ocasião, a mutilação genital que sofrera aos 5 anos e começou a lutar contra esse costume tão arraigado na África quanto desconhecido no Ocidente.
No filme, a diretora Sherry Hormann se esforçou para dar continuidade a uma trajetória cheia de idas e vindas. Waris foi descoberta ao acaso, como muitas modelos, mas fez suas primeiras fotos somente anos depois; estourou assim que as imagens circularam entre bookers e editores de revistas, mas teve sua primeira viagem adiada por problemas de passaporte. Casou-se por conveniência para obter o visto inglês e permanecer em Londres, onde já se dedicava à carreira de modelo. Por conta da união, teve de suportar o peso da obsessão do inglês que lhe fez esse “favor” até não correr mais risco de ser deportada.
Liya, a intérprete de Waris, também é africana e nasceu na Etiópia. Diz ter se inspirado na força da protagonista para criar o papel: “Como alguém decide fugir correndo pelo deserto aos 12 anos para chegar a Mogadíscio (a capital da Somália)? É uma espécie de ímpeto cego de fazer a coisa dar certo. Isso é muito inspirador”.


  Divulgação
Liya e Waris (à dir.) posam para promover o lançamento de 'Flor do Deserto'. As duas só se conhecera no último dia de filmagem do longa.

Um comentário:

  1. Um dos melhores filmes do gênero, conduzido de forma sensível, dosando drama e humor de tal maneira que não resultou deprimente; e revelando a pureza e a força de uma Mulher singular.

    ResponderExcluir